Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Boa Noite, Doutor. Estive lendo sobre artigos de ortopedia e vi quanto o Sr. é responsável e tem domínio do que faz. Parabéns. Gostaria, se possível, de tirar uma dúvida, pois tive uma torção e lesão do menisco e queria saber se há tratamento para este caso que não seja cirúrgico. Caso não haja, o que poderá ocorrer realizando a cirurgia e também ficando sem fazer? Obrigado. (Geraldo Magela Barão, 49 anos, Patos de Minas)

Caro Geraldo,

É muito difícil determinar um tratamento sem examinar o paciente. Existe uma máxima na medicina, a qual eu concordo, que diz que o exame físico do paciente é soberano. Porém, vamos lá. Você é um paciente novo que provavelmente deve ter uma vida ativa. Sua lesão é de origem traumática e pelo laudo enviado tem um fragmento do menisco interno solto, além de uma lesão do menisco externo associada a um estiramento do ligamento colateral medial (este não preocupa). Sendo assim, a priori, você tem sim indicação de tratamento cirúrgico, porém deve ser examinado por um especialista para que seja realizado um exame físico e, assim, se confirme as lesões.
Abraço,

Dr. Marcello Serrão


Dr. Marcello, tenho uma filha adolescente de 13 anos que vem se queixando continuamente de dor nos dois joelhos. Moramos no Marajó,bem distante de Belém, com algumas dificuldades de acesso aos centros médicos com maiores recursos, além de estarmos em pleno semestre letivo. Será que devo procurar recursos médicos imediatamente ou é possível esperar o período de férias escolares? Na sua opinião, o que poderia ser essa dor? (Maria Justina)

Garanto que a dor no joelho de sua filha nada tem a ver com a escoliose constatada nos exames enviados, porém o que me deixa preocupado é o fato de a menina acordar com dor. O basquete praticado por ela pode causar tendinite patelar (do saltador) e, além disso, pode-se pensar numa condromalácea ou numa osteocondrite dissecante, mas fica difícil dar um parecer sem examiná-la. Sugiro, então, que ela seja submetida a um raio x em ap, perfil e axial e, se possível, a uma ressonância.

Dr. Marcello Serrão

 

 

Copyright © Dr. Marcello Serrão - Todos os direitos reservados.

 

desenvolvido por Adriano Savi | designer gráfico login-webmail LinkedIn Twitter Facebook
LinkedInTwitter Facebook